Saiba Mais

 

O Que é Logística:

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Carvalho, 2002, p. 31).

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.

 

Logística Reversa

A logística reversa é um ramo da logística que remete para a movimentação de um determinado produto, desde o ponto onde foi consumido até o ponto onde foi produzido. A recolha de alguns tipos de lixo reciclável (como garrafas de plástico) é um dos exemplos de logística reversa..

A logística reversa (LR) tem como objetivo reaproveitar alguns resíduos sólidos, diminuindo a necessidade de utilizar matéria prima, reduzindo consequentemente o impacto ambiental.

 

Logística Integrada

O conceito de logística integrada remete para uma integração dos processos de logística da empresa em sistemas que aumentam a eficiência da empresa, melhorando os seus resultados.

A logística integrada deve abordar o custo do armazenamento dos materiais usados para criação do produto em questão. A gestão eficiente da logística é cada vez mais importante no atual contexto do mercado, onde os consumidores são cada vez mais exigentes. É por esse motivo que a logística integrada assume uma dimensão crucial nas empresas.

 

Cálculo de Cubagem de Mercadorias

Algumas mercadorias possuem baixa densidade, ou seja, são mercadorias volumosas e de baixo peso. Exemplo: Espumas, Isopor, embalagens, etc. Quando a mercadoria possuir densidade inferior à 250Kg/m3 a mesma deve ser cubada, para que seu peso real seja devidamente ajustado ao espaço que a mesma ocupa nos veículos que irão transportá-la:

 

Fórmula para Cálculo da Cubagem:

Peso Cubado = Largura (m) x Comprimento (m) X Altura (m) x Qtd. de Volumes x 250.

 

Obs.: A GRIDLOG considera a densidade 250kg/m³ (1m³ = 250kg) como forma de baratear o custo do frete. O padrão o utilizado pelas Transportadoras é 300kg/m³ (1m³ = 300kg)

 

O que é o Gerenciamento de Riscos no transporte de cargas?

O Gerenciamento de Riscos é uma atividade que se propõe a agregar valor à logística, por meio de medidas preventivas, que visam minimizar perdas materiais, financeiras e humanas. Surgiu como uma resposta para minimizar as perdas devido às mudanças nas operações logísticas das empresas e, principalmente, pelo aumento nos roubos de cargas.